blog

img-2

Métodos de Aplicação

Pincel

Trata-se de um método bastante antigo. Não permitindo grande rentabilidade na aplicação. Pôr isso, indicado apenas nas pinturas de pequenas superfícies ou para pintura de detalhes em estruturas.

 Trincha

É um método de mesmo principio do pincel, mas se presta mais para tintas mais incorpadas como Epoxi Alto Sólidos, Tintas Antiderrapantes e Epoxi Alcatrão de Hulha.

 Rolo

Método largamente utilizado atualmente. Mais indicados para áreas planas. Apresenta uma rentabilidade muito maior em termos de eficiência do pintor. É o método mais utilizado na construção civil.

 Pistolas

Há dois tipos principais, à saber:

 Pistola Convencional: Utiliza basicamente a pulverização a ar. O leque contém partículas de tinta impulsionadas a ar. Apresenta grande eficiência, mas não propicia a obtenção de filmes de alta espessura. Alem disso, ocasiona grande perda de tinta, por overspray.

 Airless ou Pistola sem ar: O sistema de aplicação é semelhante ao anterior. A tinta é impulsionada sob alta pressão, com isso, forma-se um leque formado exclusivamente de tinta. A vantagem do airless em relação a pistola convencional, é a maior eficiência quanto a rentabilidade da pintura. Alem disso, permite a obtenção de películas de alta espessura e evita perdas de overspray.

Variantes

A aplicação a “spray” possui ainda outras modalidades, tais como hot-spray ou hot-airless que reduzem o tempo de secagem. Além disso, existe a aplicação a Pistola Eletrostática que, além de eficiente, reduz as perdas sensivelmente e proporciona um revestimento em todas as arestas da peca a ser pintada.

 Outros métodos

Além dos métodos citados acima, as tintas podem ser aplicadas pôr sistemas de banhos de imersão, simples ou pôr deposição eletrostática, como é usado atualmente nas indústrias automobilísticas. Nas indústrias de móveis, é utilizada também a aplicação pelos métodos de cortina e rolo, estes métodos permitem uma aplicação rápida e uniforme.


Efetintas

Há vários anos no mercado a Efetintas, dedica-se à distribuição de tintas especiais para uso industrial, imobiliário, equipamentos de proteção individual (EPI’s) e discos de corte, desbaste e flap, além de acessórios para pintura como rolos, pincéis e lixas.